Menu

 
Facebook Twitter Pintarest
Headline story title

visite nosso site | entre em contato

METAS 2014. JÁ TRAÇOU AS SUAS?

 

“A vida sem metas é um tédio”, diz Ernesto Haberkorn, diretor-executivo da TI Educacional e criador do Circuito NETAS. Ele conta que todo dia 31 de dezembro verificar se cumpriu seus objetivos naquele ano e faz novas resoluções para o próximo.

É inegável que o seu hábito “sagrado” da véspera de ano-novo trouxe bons resultados ao longo de 40 anos de carreira. “Sempre digo que para atingir o sucesso, chegar lá na vida, é preciso ter metas e um dos princípios para ter qualidade de vida é cumpri-las”, explica.

Por isso, pedimos a ele e ao sócio da Kaminarh Consulting, Fernando Camilo um passo-a-passo na hora de pensar, escrever e colocar em prática as metas para 2014. Confira:

1 Reveja a lista do ano passado

É hora de fazer o balanço de carreira e conferir se alguma meta não cumprida em 2013 deve ser incluída na lista para 2014. Só vale colocar se ainda faz sentido para você ir atrás daquele objetivo. Do contrário, risque.

2 Descubra quais serão os desafios profissionais

“É interessante ter uma ideia de quais serão os principais desafios e a necessidade da empresa para o próximo ano”, diz Camilo. Ele indica que uma conversa com o chefe e com os colegas de trabalho pode esclarecer dúvidas. “O chefe geralmente tem uma visão de horizonte, então é bom conversar com ele, ver como foi o ano e falar sobre o próximo”, diz ele.

3 Escolha metas desejáveis e atingíveis

“A meta tem que ser realista e desejável”, diz Haberkorn. Ou seja, é preciso querer atingir o objetivo, não adianta escolher uma meta se não há a real motivação para atingi-la.

E ela precisa ser realista, isto é, possível. “Ela não deve ser fator de stress, não deve estar acima da capacidade da pessoa”, explica Haberkorn. Além disso, o objetivo deve ser possível de ser atingido até o fim do ano que vem.

“Não pode ser um prazo muito longo, sempre falo para as pessoas que, se elas têm objetivos para atingir em 15 anos, deve estabelecer metas intermediárias”, explica.

Os dois especialistas recomendam que sejam estabelecidas cinco metas profissionais, além das pessoais. “Devem ser poucas, bem focadas”, diz Haberkorn. “No máximo, sete objetivos” diz Camilo.

 

“Meta tem que ser escrita”, diz Haberkorn. Haberkorn não recomenda o uso de gadgets ou aplicativos para fazer a lista. “Trabalho com TI, mas acho melhor escrever as metas no papel porque a gente perde tanta coisa nesses meios eletrônicos”, diz ele lembrando de antigos textos que tem guardados em disquete.

Em suas palestras, Haberkorn recomenda às pessoas que tenham um diário. “A meta deve estar neste diário, onde são anotados apenas fatos relevantes da vida das pessoas. Além de ótima leitura quando a pessoa ficar velha, é impressionante como será possível notar como esquecemos de momentos importantes”, conta.

Com papel na mão e as metas na cabeça, é hora de priorizar, recomendam Haberkorn e Camilo. O que é preciso fazer primeiro? “A pessoa deve estabelecer, qual a meta zero, qual a meta número 1, qual a número 2”, indica Camilo.

5 Defina quais são as tarefas necessárias para atingir cada uma delas

“A meta gera tarefas”, diz Haberkorn. Por exemplo: se a meta é adquirir fluência em inglês, a tarefa é estudar, seja sozinho ou com o apoio de uma escola ou professor particular. Por isso é importante saber o que você deve fazer na prática para alcançar o objetivo. 
Haberkorn também recomenda que sempre haja uma reflexão sobre o quanto as atividades desempenhadas estão alinhadas com as metas pretendidas. Quando estiver no trabalho reflita se o que você está fazendo vai ajuda-lo a alcançar os seus objetivos.

6 Crie indicadores para acompanhar o seu desempenho

Camilo diz que é importante criar maneiras de checar se as metas foram cumpridas ou não. “Um profissional que tenha estabelecido como meta a capacidade de conversar em inglês deve ter um indicadores que mostrem quando ele atingiu a meta”, diz. Nesse caso pode ser o teste prático de conversação.

7 Seja flexível, mude a lista quando necessário

“Deve haver flexibilidade, o profissional deve ser capaz de prever o que o espera, mas como toda previsão, isso pode se desviar”, diz Camilo. Esteja preparado para mudar a prioridade acrescentar ou eliminar metas tendo em vista o cenário que se apresenta.

 

ENTREVISTA DO MÊS

ARTHEMUS CICCOTI- ANALISTA PROGRAMADOR

Como você analisa o seu ambiente de trabalho?

R: Meu ambiente de trabalho é descontraído e me proporciona espaço para aplicar novas idéias e aprender questões importantes do mundo de negócios do ramo de ferro e aço. Me relaciono bem com toda a equipe e consigo sempre trazer algumas novidades do mundo do desenvolvimento de software para auxiliar nosso dia-a-dia.

 

O que mais gosta de fazer profissionalmente?

R: Trabalhar com novos projetos e desenvolver novas ideias, coisas que nunca foram pensadas ou trabalhadas antes e que podem trazer grandes benefícios para a rotina das pessoas envolvidas, isso é o que eu mais gosto de fazer profissionalmente.

Como você avalia o seu desempenho para com os clientes?

R: Na maioria dos projetos em que trabalhei e que pude ter contato direto com o cliente, sempre busquei entender o máximo possível da rotina e dos problemas enfrentados por eles, buscando formas de agilizar um processo, tornando uma rotina complicada um pouco mais simples e fácil de operar, acredito que quanto maior e melhor for a experiência do cliente com o sistema, melhor será seu relacionamento com a empresa e melhor preparada ela estará para adquirir novos clientes.

Quais as maiores dificuldades que encontra no seu dia a dia?

R: Integrar a usabilidade e a tecnologia. É sempre difícil projetar os sistemas, dependendo de seu grau de complexidade para que se torne algo simples de ser operado. Pensar na disposição das informações, na forma em que o usuário irá operar o sistema para que não se torne uma experiência frustrante é sempre um grande desafio e como acredito que acima da tecnologia, o sistema deve ser simples e fácil de ser operado independente do grau de conhecimento tecnológico do usuário, procuro dedicar grande parte do meu trabalho diário estudando a melhor forma de implementar uma nova solução para o cliente ou como melhorar uma já existente.

 

Qual dica importante que você pode deixar aos clientes para um maior aproveitamento do sistema?

R: Comece a tratar o sistema como algo mais pessoal e influente no seu dia-a-dia. Em tempos onde para muitos é algo comum e rotineiro a instalação de aplicativos e seus smartphones, comece a enxergar o sistema que você utiliza na empresa como “seu” sistema. Ninguém melhor que o usuário para dizer se um sistema é bom ou ruim, vendo como ele responde as suas necessidades profissionais durante o tempo em que ele fica na empresa. Analise e discuta de forma saudável como o sistema está influenciando positivamente e negativamente sua rotina, o que é mais ou menos importante, todas essas informações são cruciais no desenvolvimento de novos produtos e na manutenção dos já existentes.

  .

DICAS INTERESSANTES

Se você não recebe a sua nota é porque provavelmente o endereço esteja errado no site da prefeitura. Para alterar o e-mail de onde a nota deve ser enviada siga os seguintes passos:

www.nfe.prefeitura.sp.gov.br
digite CNPJ
digite (ou crie) a senha 
AMBIENTE RESTRITO
Configurações do Perfil
E-MAIL P/ RECEBIMENTO DE NFS-e

 

DO SUPORTE

O que fazer quando uma NF-e é rejeitada?

A princípio verificar o motivo de rejeição, ir emFiscal->Nota Fiscal Eletronica->Consultar NF-e
No campo Resposta do Processamento é exibido o motivo de rejeição da nota fiscal a partir daí decidir o que fazer.

PENSAMENTO

"Ao tomar uma decisão, percebo com angústia que nada me impede de voltar atrás. Minha liberdade é o único fundamento dos valores."
Sartre

"Talento é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge um alvo que os outros nao vêem.""
Schopenhauer
 

 

O QUE HÁ DE NOVO?

 

Agora em 2014 teremos muitas novidades relacionadas a treinamento, atendimento e novas versões do sistema. Aguardem novidades em breve!

QUAL O PERFIL DO LÍDER SUSTENTÁVEL?


Sustentabilidade, essa palavra há algum tempo foi inserida em nosso cotidiano e, hoje, não há como pensar em futuro sem pensar em sustentabilidade, que nada mais é que manter recursos naturais e seus processos de maneira a utilizarmos eles da maneira correta.


Organizações de todos os segmentos adotaram condutas de sustentabilidade, como economia de energia, reciclagem, auxílio em projetos de preservação ambiental, entre outros.
Nesse cenário surgiu a figura do líder sustentável, que é o profissional que conduz os processos de trabalho de forma a atender as necessidades da empresa, os interesses dos colaboradores e ainda preservar o meio ambiente.


As atribuições desse profissional são várias. Vão desde atender os objetivos da empresa, realizando planejamentos para execução das atividades, delegando responsabilidades, criando um engajamento entre os colaboradores e propiciando um ambiente motivador para executar as ações, até na criação de estratégias para redução dos impactos ambientais e na criação de medidas que possam auxiliar na preservação do meio ambiente.


O perfil do líder sustentável é de um profissional que reúne diversas habilidades e competências para gerir com assertividade questões organizacionais, de capital humano e de questões ecológicas, que impactam diretamente a vida de todos os seres humanos. Podemos afirmar que ele é um líder Coach, o profissional que utiliza o Coaching como filosofia de liderança.


Sendo assim, além de comunicativo, assertivo, eficaz, dinâmico, flexível, planejador, engajador, inspirador e motivador, o líder sustentável deve possuir uma visão sistêmica que ultrapasse as paredes da organização, que possam beneficiar, ou ao menos não prejudicar, a sociedade e o futuro da humanidade. Realizando suas atividades, dando o resultado esperado pela empresa, desenvolvendo colaboradores, atendendo as necessidades dos stakeholders e é claro primando pela preservação do planeta.
Pense nisso! Seja um líder coach sustentável.

CONHEÇA NOSSA SOFTLAND STORE

Siderurgia

 

SOFTLAND SISTEMAS

 

 

Автор :
Joomla SEF URLs by Artio